terça-feira, 10 de setembro de 2013

Entre pais e filhos ninguém meta a colher!... Só se pedirmos!


Pode dar barraca!...

Isto de ser mãe e pai tem de tudo um pouco, como na farmácia, bem o podemos dizer! "Para grandes males, grandes remédios", já diziam os nossos avós! Mas, neste caso, não é bem assim! Chega uma altura da vida que as receitas nos deixam doidos. Sim, aquelas que saem disparadas de todos os cantos, como se fossem flechas, que ferem a nossa alegria de ser pais de primeira viagem. Aquelas que tentam deitar por terra todo o nosso esforço de ser os melhores pais do mundo e de querermos ser nós a educar os nossos filhos, porque, afinal, eles são os nossos filhos e quem tem a última palavra a dar somos nós, pais.
Todos querem dar palpites e são doutores prontos a prescrever receitas para tudo, quase tudo ou mesmo nada! Bem dizia: como na farmácia! E, muitas vezes, sem sequer as pedirmos, enchem-nos de tal modo os ouvidos que até bem podem contribuir para um aumento de cera [estou a brincar!]! E até nem é com má intenção! Mas, às vezes, não há paciência!...
Quem foi pai e mãe pela primeira vez já deve estar a rebobinar até à altura em que terá passado por semelhante filme! E começa bem antes da criança nascer. Falta saber se foi uma comédia, aventura ou terror!
É bem preciso saber escutar e, por vezes, o próprio cérebro encarrega-se de filtrar tanta informação bombardeada, de a selecionar e arranjar um caixote do lixo especial para armazenar a que não faz falta nenhuma. Ou, melhor, a que nós achamos que não faz! E arranjar um cinto bem apertado para prender aquela vontade de levantar a voz e até dar um murro na mesa. Mas, a educação fica sempre bem e recomenda-se! De preferência, como um prato bem servido com requinte! E é preciso não deitar muita água na fervura e não deixar entornar o caldo senão está tudo perdido! Lá se vão os modos e a educação toda!
A verdade é que os palpites não se ficam pelos primeiros meses após o nascimento. Se deixarmos, a coisa continua durante muito tempo! Também há aqueles que até nos ensinam alguma coisa, pois convenhamos que nem tudo está mal! E que até nos ajudam nalgumas alturas, porque, verdade seja dita, ninguém nasce ensinado e os filhos não vêm com um manual de instruções. E isto de ter filhos pode ser tão simples quanto complicado!
Mas, é caso para dizer: entre pais e filhos ninguém meta a colher!... Só se pedirmos!... Pode dar barraca!...

Sem comentários:

Enviar um comentário