sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Deixar a fralda a quanto obrigas…

Isto do chichi tem muito que se lhe diga! E o desfraldar também. Pode ser uma dor de cabeça quando toda a gente quer dar palpites mesmo que nem sequer tenhamos pedido. Ou se eles não estão preparados para isso, pois não é porque o primo, ou amigo de X ou Y já deixou a fralda que temos de obrigar o nosso a fazer o mesmo. Há que respeitar o ritmo deles. Eles até pedem!
Mas pode ser uma dor de cabeça quando eles insistem em marcar território em cantinhos da sala como se fossem um animal de quatro patas. Mas até aqui tudo bem. É normal, porque depois de meses e meses a fazer chichi e cocó na fralda, não é nada fácil mudar de um dia para o outro de rotina e, sobretudo, ter público na primeira fila a aplaudir ou a ralhar. Esta última não é nada aconselhada, porque os intimida ainda mais. Há que os incentivar: és capaz, que lindo, muito bem, palminhas!...
Isto de ir ao pote ou à sanita tem muito que se lhe diga, é verdade. Há quem, milagrosamente, se gabe de o garoto ou garota ter conseguido tornar o pote ou sanita o melhor amigo de um dia para o outro. Ui que sorte a deles que não tiveram de andar de esfregona numa mão e balde na outra umas tantas vezes ao dia para limpar o chichi ou de pano com detergente de cheiro intenso para tirar aquela fragrância do sofá que dias depois insiste em permanecer por lá. Ou se o pequenote, distraído com a brincadeira, fizer chichi na toalha de praia de uns amigos até as nossas maçãs do rosto corarem e sentirmos, imaginariamente, um buraco escavado na areia para nos enfiarmos lá… Ou fazer o dito cocó na cuequinha debaixo da mesa dos avós enquanto se janta? Quem é que nunca passou por isto ou ainda pior? Faz parte do crescimento deles e também do nosso. Nosso, sim, porque crescemos e muito… Já não nos envergonhamos com tudo isto e passa a ser o prato do dia ser apanhado desprevenido em qualquer situação mais constrangedora. Até que, realmente, de um dia para o outro, pedir para ir à casa de banho passa a ser tão normal como pedir uma bolacha ou iogurte. Eu cá preferi logo o redutor na sanita: mais higiénico e eles acham logo que são crescidinhos, porque usam a sanita como nós, os grandes. E até usam cuecas com os heróis de BD preferidos. Daqui a uns anos ou já nem nos lembramos de todo o frenesim ou vamos desatar às gargalhadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário